Especialização Técnica em Instrumentação Cirúrgica (matrículas abertas)
Turma 16
Turma 16
A Escola de Saúde do Real Hospital Português iniciará nova turma do Curso de Especialização Técnica em Instrumentação Cirúrgica.
O curso visa formar profissionais de alta performance, sendo o concluinte capaz de:
Participar como instrumentador cirúrgico nos diversos tipos de cirurgias;
Assumir postura profissional condizente com os princípios que regem as ações na área da Saúde, atuando em equipes multidisciplinares e relacionando-se adequadamente com os profissionais envolvidos no processo de trabalho, com os pacientes/clientes, familiares e comunidade;
Aplicar normas de biossegurança, princípios e normas de higiene e saúde pessoal e ambiental, princípios ergonômicos na realização do trabalho, operando equipamentos próprios do campo de atuação, zelando pela sua manutenção;
Atuar de forma ética nas ações relacionadas ao processo saúde doença do indivíduo e coletividades, especialmente no que se refere à promoção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde;
Integrar equipes multidisciplinares com iniciativa, criatividade e sociabilidade, demonstrando atitudes de respeito à diversidade de pessoas e grupos nos aspectos étnico-raciais, culturais, de credo e gênero, além de preservação ambiental;
Atuar objetivando a humanização do cuidado em Saúde;
Atender o paciente durante a cirurgia;
Identificar e avaliar rotinas, protocolos de trabalho, instalações e equipamentos;
Coletar e organizar dados relativos ao campo de atuação;
Enfrentar e resolver situações problema que exijam capacidade de raciocínio, pensamento crítico e comprometimento com o conhecimento técnico;
Participar de programas/projetos de estudos e pesquisas com vistas à atualização profissional.
Dias das aulas:
As aulas teóricas serão realizadas em salas de aula e as aulas práticas em laboratórios e visitas técnicas com atividades extraclasses e acompanhamento efetivo docente. As aulas ocorrem aos sábados de 8h às 17h.
O Estágio Supervisionado é realizado no Bloco Cirúrgico e CME do Real Hospital Português, em dias e horários conforme a disponibilidade do setor do Hospital, devendo atender às condições operacionais hospitalares, devendo cumprir a carga horária exigida nos turnos diurnos durante a semana e fim de semana.
Curso com autorização pela Portaria SEE No 2051 de 18/06/2020. Curso com autorização renovada pela Portaria SEE nº 801, de 18/02/2025. Faça um curso AUTORIZADO!
Matriz Curricular
Obs.: a matriz curricular poderá sofrer ajuste, preservando 360 horas de curso.
COORDENAÇÃO DO CURSO
A coordenação da Especialização Técnica em Instrumentação Cirúrgica da Escola de Saúde do RHP está a cargo do Professor Fernando Ramos Gonçalves que possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Pernambuco (1996), Especialização em nível de Residência Multiprofissional Em Medicina Preventiva e Social pelo Núcleo de Estudos Em Saúde Coletiva do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães da Fundação Oswaldo Cruz (1999), especialização em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (2004) e Mestrado em Saúde Pública pelo Núcleo de Estudos Em Saúde Coletiva do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães da Fundação Oswaldo Cruz (2001). O Professor Fernando Ramos Gonçalves é também servidor público efetivo da Hospital da Restauração da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco-SES/PE onde exerce a atividade de enfermeiro intensivista, com área de atuação em Urgência e Emergências, Unidade de Terapia Intensiva e ensino da Enfermagem.
Requisitos e forma de acesso
Para ter acesso ao Curso, o candidato deve:
a) Ter concluído o Curso Técnico em Enfermagem ou Graduação em Enfermagem;
b) Aceitamos alunos transferidos de outras Especializações Técnicas para aproveitamento de disciplinas, desde que o curso seja autorizado pela Secretaria de Educação do Estado e o aluno atenda ao requisito acima.
É desejável, porém não obrigatório, que o aluno esteja com a inscrição no Conselho Regional de Enfermagem – COREN-PE ativa no ato da matrícula, podendo ser obrigatório no momento da realização do Estágio Supervisionado.
Documentação necessária e apresentação dos originais:
- Cópia de documento de identidade e CPF;
- Cópia do Comprovante de residência;
- Cópia do certificado de conclusão do curso, diploma ou declaração de conclusão do curso de Técnico em Enfermagem.
- 01 foto ¾.
- Declaração de vínculo com o RHP emitido pelo RH (somente para funcionários que desejem utilizar o desconto de 20% ou 15%).
Política de Desconto:
A regra de 10% de desconto para participar de um curso, aplica-se somente para alunos e ex-alunos da Escola de Saúde do RHP, que desejem participar de Cursos de Aperfeiçoamento, não sendo aplicável o desconto caso o aluno deseje participar de uma das Especializações Técnicas ou os Cursos Técnicos.
Os descontos não são cumulativos.
Descubra o que é o câncer, sintomas e a importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura. Saiba mais sobre os tratamentos!
+ Leia Mais