Unidades de Atendimento

Radioterapia O que é

A radioterapia é um tratamento que utiliza radiações ionizantes com objetivo de provocar, biologicamente falando, morte celular. De modo geral, é o uso terapêutico da radiação para o tratamento de algumas enfermidades benignas ou malignas.
 
Os radiooncologistas podem utilizar da radiação para obtenção de múltiplos objetivos de tratamento, desde cura, controlar o crescimento ou até paliação de sintomas.
 
O tratamento radioterápico pode ser aplicado tanto em doenças benignas e malignas de forma isolada ou concomitante à quimioterapia e em momentos pré ou pós operatórios. Nos mais variados protocolos de tratamento para vários sítios de neoplasias, a radioterapia é aplicada como fator fundamental no planejamento tanto do plano terapêutico com caráter curativo como em casos de paliação de sintoma (dor, sangramentos). 
 
Por esse conjunto de razões, a radioterapia hoje é um pilar no tratamento oncológico visando não somente a cura, mas assistindo o paciente em sua plenitude e buscando a qualidade de vida como um dos objetivos primordiais.